29.5.06

Prospecção - pontas de lança

"Upgrade a McCarthy": a grande prioridade no reforço para a nova época está no ataque. Contratar um ponta-de-lança é o principal objectivo do FC Porto e o mercado já mexe na esperança de se encontrar o homem golo.

Dicas para o departamento de prospecção:

Pedro Oldoni













O Artilheiro do Campeonato Brasileiro ao lado de Wagner, Pedro Oldoni, ponta de lança do Atletico Paranaense é a revelação do momento. Com 20 anos, 1,91m de altura, 85 quilos e um faro incrivel de golo, tornam-no numa das principais promessas do futebol brasileiro.

Ap
ós uma carreira de sucesso como modelo, Pedro Oldoni, continua agora a espalhar charme mas nos relvados. Com uma capacidade fisica notavel, é a personificação do ponta de lança moderno. Cabeceia, remata, apresenta boa tecnica e mobilidade e tem a estrelinha da sorte dos goleadores, estando sempre no sitio certo a hora certa.

Já debaixo de olho dos grandes clubes europeus, será uma questão de tempo até o ponta de lança dar o salto para a Europa. Comparando o valor do seu passe, com o preço dos goleadores europeus, Oldoni pode muito bem vir a ser um dos alvos do FC Porto.

Mateja Kezman
















Desejado pela Fiorentina para substituir Luca Toni, e depois de duas épocas em que os golos não corresponderam á fama de goleador com que saiu rotelado do PSV Eindhoven, Kezman procura "relançar" a sua carreira e voltar a reafirmar-se como um jogador de top europeu.
Com 27 anos, tem na velocidade, no oportunismo e na capacidade de se movimentar e encontrar espaços, os seus pontos fortes. Estrela da Selecção da Sérvia e Montenegro, vai com certeza aproveitar o Mundial 2006, para demonstrar todas as suas capacidades.

No seu curriculo, constam as impressionantes marcas de 105 golos em 122 jogos nas 4 épocas que realizou ao serviço do PSV e de 28 golos, em 38 jogos, ao serviço do Partizan de Belgrado.

Dirk Kuijt









informaç
ão retirada de planetadofutebol.com

Um dos mais melhores e mais completos avançados do actual futebol europeu. Ponta de Lança nato, para fugir ás marcações, troca muitas vezes de posição. Passa e remata. Um grande goleador. + Obinna (Chievo), Frédéric Thomas (Le Mans) e Sergio (Celta).

ÉPOCA - CLUBE - JOGOS - (SUPLENTE UTILIZADO) - GOLOS
1998/99 FC Utrecht 28 /5
1999/00 FC Utrecht 12 (20) 6
2000/01 FC Utrecht 28 (4) 13
2001/02 FC Utrecht 33 (1) 7
2002/03 FC Utrecht 34 (0) 20
2003/04 Feyenoord 34 (0) 20
2004/05 Feyenoord 34 (0) 29
2005/06 Feyenoord 19 (0) 14

Ponta de Lança por definição, Dirk Kuijt é um jogador com grande inteligência e dinâmica de movimentos.
Num esquema de 4x3x3, para fugir ás marcações, troca muitas vezes de posição com Kalou que começa o jogo na esquerda. Arrasta os defesas, cria desiquilibrios, e, nesta estratégia, tanto surge na área para rematar, como sobre os flancos para fazer passes de morte. A provar isso a estatísticas desta época: 19 jogos, 14 golos, 11 assistências mortais.
Com técnica e saber táctico, sempre de cabeça levantada, elegante e fisicamente forte (1, 84m. e 77kg.), luta por todas as bolas, deambula por todos os últimos 30 metros e revela grande visão de jogo no passe e remate. É devido a esta polivalência táctico-posicional, que na selecção, Van Basten utiliza-o sobre a direita, quase como um extremo maquilhado, ficando Van Nistelrooy no centro.
Aos 25 anos, Kuijt está no auge das suas capacidades futebolísticas. Joga no Feyenoord há três épocas (87 jogos e 63 golos até ao momento), após cinco anos no Utrecht (160 jogos, 51 golos) o clube onde despontou para a elite do futebol das túlipas.