22.5.06

Fernando Santos, um homem íntegro...

QUARTA-FEIRA, 10 de Maio. Pergunto a Fernando Santos, uma das pessoas mais honestas, íntegras e verdadeiras que conheci na vida, se vai continuar na Grécia. Resposta: «Devo sair do AEK.» Digolhe que o Benfica está sem treinador e que ele poderá ser hipótese. Resposta: «Acho que não, o treinador deve ser estrangeiro.»

QUARTA-FEIRA, 17 de Maio, ligo-lhe para saber quando chega a Portugal. Resposta: «Sexta-feira, às 23 horas.» E o Benfica?, pergunto. «Comigo ninguém falou, parece que deve ser estrangeiro.»

SEXTA-FEIRA, 19 de Maio, 10 horas da manhã, recebo uma chamada de Fernando Santos: «Confirma-se que o treinador do Benfica vai ser o Queirós?.» Digo-lhe que A BOLA afirma que Carlos Queirós é a primeira opção. E tu?, pergunto-lhe. «Não, ninguém falou comigo. Deve mesmo ser o Queirós.»

SEXTA-FEIRA, 19 de Maio, meia-noite. A BOLA espera por Fernando Santos no aeroporto da Portela. Quando lhe falamos no Benfica é taxativo: «Não tive qualquer contacto com alguém ligado ao Benfica.»

SÁBADO, 20 de Maio, 18.40 horas, envio-lhe um sms: «É verdade que vais ser apresentado hoje na Luz?» Resposta às 18 horas, 42 minutos e 23 segundos: «Tás maluco?!» Uma hora e vinte minutos depois era apresentado, confirmando contactos com Vieira e Veiga desde quarta-feira. Fernando Santos? Uma das pessoas mais honestas, íntegras e verdadeiras que conheci na vida...

Rogério Azevedo